Daniel e Danilo, amigos especiais por meio do projeto Círculo de Leitura no Sertão

O projeto Círculo de Leitura no Sertão é uma idealização nossa e executado pela SWA Instituto. Teve sua primeira ação no dia 1º de maio de 2008 e desde esse dia tem proporcionado momentos fantásticos de leituras, às sombras de árvores típicas do nosso sertão e também em escolas, principalmente da rede pública municipal de ensino, quando não é possível os encontros ao ar livre.

Esse projeto tem como objetivo levar a literatura aos nossos alunos, incentivando-os a tomar gosto pela leitura, incentivando também a produção textual.

São muitas as histórias de momentos agradáveis nesse projeto. Esperamos poder publicar um livro contando esses relatos.

Pois bem. Fizemos esse introito para justificar a narrativa que se segue.

O Portal Maltanet foi criado por nós em 2001. Durante muito tempo fizemos coberturas fotográficas de muitos momentos de nossa cidade. Atenção especial para as Festas de Senhora Sant´Ana e São Cristóvão.

Em 2008 o Padre José Neto de França era o pároco da paróquia de São Cristóvão e convidou os garotinhos José Danilo e José Daniel e para atuarem como ajudantes do altar, ou seja, coroinhas. Ficamos encantados com as imagens daqueles gêmeos univitelinos, tão pequeninos e ousei apelidá-los de Faísca e Fumaça, alcunha que eles nunca se incomodaram, pelo contrário riam a vontade. Tornamo-nos amigos.

Em 2011 fomos à Escola Municipal Santa Sofia para uma das ações do projeto Círculo de Leitura no Sertão e lá encontramos os gêmeos Danilo e Daniel e brincamos como sempre.

Dias depois, no dia do professor, voltamos à escola e presenteamos o Daniel (fumaça) com um livro À SOMBRA DO JUAZEIRO, obra trabalhada na ação do CLS.

Não imaginávamos o que esse presente faria na vida do Daniel. Autografamos o livro, como pode ser comprovado a seguir.

O tempo passou, os meninos de outrora, hoje são dois jovens dinâmicos, trabalhadores, fiéis a Igreja e mantém ininterruptamente as funções de ajudantes do altar, para o orgulho da sua mãe Silvaneide, (Vânia), líder comunitária do bairro Lagedo Grande.

Durante os festejos alusivos aos 60 anos de elevação canônica da Paróquia de São Cristóvão, realizados no início de março, encontramos o Daniel, sem saber quem era dos dois, claro. Batemos um bom papo e dias depois recebemos uma mensagem no nosso instagram que confessamos, choramos bastante… Tenho medo de elogios, pois segundo o saudoso Alberto Agra, o elogio é pior do que um abutre, pois ele consome os vivos, enquanto aquele consome somente os mortos.

Mas não podemos deixar de compartilhar as palavras do Daniel, pois elas podem ser motivo de incentivo para novos possíveis leitores. Compartilho a seguir a mensagem recebida:

“Caro Amigo dos Santanenses,

Escrevo esta carta com imensa gratidão em meu coração, em memória daquele dia especial em que cruzamos caminhos na Escola Municipal de Educação Básica Santa Sofia. No Dia Dos Professores de 2011, sua presença trouxe uma luz única à nossa sala de aula.

Lembro-me vividamente de suas palavras sobre a importância da leitura e sua generosidade ao compartilhar seus escritos e livros conosco. Sua interação calorosa com os alunos, suas perguntas e o reconhecimento de mim e de meu irmão, Danilo, foram momentos que ficaram gravados em nossa memória.

A alcunha carinhosa de “Faísca e Fumaça”, que gentilmente nos concedeu, por sermos gêmeos e estarmos sempre juntos, tornou-se parte de nossa identidade. E o presente de seu livro “À Sombra do Juazeiro” foi um marco em nossas vidas. Nunca antes havíamos recebido um livro como presente, e esse gesto generoso despertou em nós o amor pela leitura.

Lembro-me de como mergulhei nas páginas daquele livro, viajando para lugares distantes e vivendo aventuras inesquecíveis, mesmo sem sair do lugar. Reencontrá-lo anos mais tarde trouxe à tona reflexões profundas sobre minha relação com a leitura e os medos que às vezes nos impedem de explorar novos horizontes.

A dedicatória que deixou em meu exemplar, incentivando-me a deixar que a leitura me leve para onde meus sonhos mandarem, é um tesouro que guardo com carinho. Você, José Malta, fez parte de minha infância e adolescência de maneira indireta, mas significativa. Seu impacto vai além das palavras, pois sua presença e generosidade moldaram meu amor pela leitura e minha disposição para explorar o mundo dos livros.

Por tudo isso, expresso meu sincero agradecimento. Obrigado por compartilhar seu conhecimento, sua paixão pela leitura e por deixar uma marca tão positiva em minha vida.

Você sempre será lembrado com carinho e gratidão.

Com os melhores votos,
Daniel (Fumaça)

Assim sendo sou grato a Deus por nos proporcionar momentos simples, mas de uma valia enorme. Dinheiro não paga tudo isso.

Acreditamos na Educação… Acreditamos na leitura como veículo que transforma vidas, como fez com os meus amigos Daniel e Danilo.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
plugins premium WordPress