Escola Municipal Sônia Pereira homenageia o escritor Bartolomeu Barros (In memoriam) no desfile cívico do aniversário de 149 anos de Santana do Ipanema

Todas as obras do escritor foram publicadas pela SWA Instituto Editora e apresentadas no desfile

A Escola Municipal de Educação Básica Professora Sônia Pereira da Silva, localizada no Sítio Serrote do Amparo homenageou o escritor Bartolomeu Barros no desfile cívico de 24 de abril de 2024, comemorativo aos 149 anos de Emancipação Política de Santana do Ipanema.

HISTÓRICO DA ESCOLA

A Escola Municipal de Educação Básica Profª Sônia Pereira da Silva está situada no Sítio Serrote do Amparo, na parte sul do município de Santana do Ipanema.

Antes de possuir o referido nome, funcionava em um salão da casa do senhor Antônio Clarindo Vieira como Grupo Escolar Nova Juventude.

Em abril de 1996, na administração do então Prefeito Nenoí Pinto, iniciou-se a construção da escola e no ano seguinte (1997) deu-se início às aulas, beneficiando a toda comunidade, pois assim evitaram o deslocamento até outras localidades.

A escolha do nome da escola foi feita pelo prefeito da época em homenagem à referida professora, que era conhecida da família e havia falecido naquele ano.

No início funcionava nos turnos matutino e vespertino, com turmas de 1ª à 4ª série.

Em 2005, a escola aumentou significativamente seu número de alunos com a implantação do ensino fundamental II (5ª á 8ª série) e transferência dos alunos da Escola Municipal são Judas Tadeu, passando a funcionar nos três turnos.

Em 2007, na administração da então Prefeita Renilde Bulhões, a escola passou por uma reforma, que pôde se notar a melhoria no espaço físico, onde os alunos e professores podem dispor de um ambiente mais agradável e incentivador no processo de ensino e aprendizagem.

Em 2018 a escola passou por uma ampliação e foram construídas mais três salas de aula.

Em 2020 a escola recebeu mais uma reforma e ampliação e passou a ficar com uma área de 900m2.

Atualmente atende à 260 alunos, na Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais, nos turnos matutino e vespertino.

A gestão da escola é composta pela Diretora Geral Maria Arlete Rodrigues França e pelo Coordenador Pedagógico José Antônio Alves dos Reis.

O DESFILE

No primeiro pelotão alunos conduziram uma faixa com o subtema da escola: Bartolomeu Barros: vida e obras.

No segundo pelotão foi apresentado um banner com biografia do Bartolomeu e aluno representando o escritor.

BIOGRAFIA DO ESCRITOR

Bartolomeu Barros nasceu em 22 de outubro de 1930, na cidade de Garanhuns – PE, filho de José Ferreira de Barros e Alice Oliveira Barros. Contraiu núpcias com Iracy Aquino Santos Barros de cujo matrimônio teve os filhos: César, Hiran, Francisco, Rita de Cássia, Rosa Alice e Maria Vitória.

Fez o curso primário no Grupo Escolar Gabino Besouro, em Águas Belas-PE, e foi membro do movimento para o aperfeiçoamento moral e cívico denominado Tropa de Escoteiro naquela cidade pernambucana.

Cursou o segundo grau na Escola de Comércio do SENAC no Ginásio Santana em Santana do Ipanema-AL.

Empresário do ramo de ferragens, desde o ano de 1954, proprietário da Casa O Ferrageiro, localizada à Praça Manoel Rodrigues da Rocha, em sociedade com o Sr. Jugurta Nepomuceno Agra, na cidade de Santana do Ipanema, tendo uma filial na mesma cidade à Rua Dr. Otávio Cabral – bairro Monumento e outra na cidade de Paulo Afonso-BA, essa dirigida pelo seu sócio Jugurta.

Cidadão honorário de Santana do Ipanema, participativo em nossa sociedade, fundador das seguintes entidades: Rotary Club de Santana do Ipanema, Tênis Club Santanense, Associação Comercial de Santana do Ipanema, Companhia Telefônica deSantana do Ipanema, Casa São Vicente de Paula, Loja Maçônica Benfeitora da Ordem Amor à Verdade (primeiro Venerável e eleito por mais quatro gestões), Grão-Mestre Estadual – Adjunto do Grande Oriente do Brasil/AL (Maçonaria – Maceió).

Membro Honorário da Academia Maceioense de Letras – AML e Sócio Efetivo da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA.

Foi condecorado com a Comenda D. Pedro I ( a mais alta condecoração da Maçonaria a um Maçon) ao completar 50 anos de efetiva participação. Detentor da Comenda João Yoyô da Silva Filho, instituída pelo Ginásio Santana – Santana do Ipanema-AL; Detentor da Comenda Floriano Salgueiro Silva, instituída pelo Rotary Club de Santana do Ipanema. Em 2010 foi homenageado com o Troféu Maltanet – Portal Maltanet.

Escreveu os livro VIDA BOA – SWA Instituto Editora – 2014 e Sob a Copa da Acácia Amarela – SWA Instituto Editora – 2015. Agora publica seu terceiro livro SANTANA Sua gente… seu humor – SWA Instituto Editora – 2019.

No terceiro pelotão um aluno conduzia a capa do livro VIDA BOA e grupo de alunos representando os personagens citados no livro.

O Quarto pelotão destaque para a capa do livro: SOB A COPA DA ACÁCIA AMARELA e alunos representando os personagens citados no livro.

No Quinto pelotão aluno conduziu a capa do livro: SANTANA… SUA GENTE, SEU HUMOR e alunos representando os personagens citados no livro.

No penúltimo pelotão dois alunos com a farda da Casa O Ferrageiro conduziam uma maquete representando a empresa em que o escritor foi sócio por sessenta e oito anos. Em 2022 a Casa O Ferrageiro completou um século de existência em Santana do Ipanema, comemorado com grande festividade, inclusive vivenciadas pelo homenageado.

No sétimo e último pelotão, alunos com a farda da escola conduziam placas destacando parte dos títulos e comendas recebidas pelo empresário e escritor Bartolomeu Barros.

Apresentamos a seguir imagens da equipe da Escola Sônia Pereira na concentração do desfile

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
plugins premium WordPress