Livro Talentos do Cordel Alagoano é lançado em Santana do Ipanema

Fotos: Elisiane Pereira

Obra foi editada pela SWA Instituto Editora

Foi lançado na manhã do último sábado (18), em Santana do Ipanema o livro TALENTOS DO CORDEL ALAGOANO, organizado pelos membros da Academia Alagoana de Literatura de Cordel: Carlisson Galdino, Diógenes Pereira, Efigenia Dias e Reginaldo Medeiros.

A solenidade foi conduzida pelo jornalista, escritor e diretor da SWA Instituto Editora José Malta Fontes Neto que inicialmente fez a formação da mera diretiva da solenidade composta por: Diógenes Rodrigues Pereira – presidente da Academia Alagoana de Literatura de Cordel e presidente da mesa, Efigenia Dias representando os demais organizadores da antologia, José Reginaldo Medeiros, representante da Academia Aguabranquense de Letras e Artes, Marinalva Pinheiro presidente da Academia de Letras de Lagoa da Canoa e Sebastiana Fernandes – Representante da Academia Maribondense de Letras e Artes

Após a execução dos hinos de Alagoas e Santana do Ipanema, os integrantes da mesa usaram da palavra, todos ressaltando a importância da poesia, do cordel e do livro que foi lançado.

Na segunda parte do evento, desfeita a mesa de honra, aconteceu o recital de cordéis com a participação dos poetas e poetisas inscritos

Da antologia recitaram suas poesias: Quitéria Abreu,, Douglas Dias, Leandro Gonçalves, Mônica Anjos, Sebastiana Fernandes, Reginaldo Medeiros, Efigenia Dias, Marinalva Pinheiro, Geraldo Silva e Diógenes Pereira. Na condição de convidados especiais também se apresentaram: Fábio Leite (diretor de Meio Ambiente de Santana do Ipanema), Ferreira de Andrade e o santanense Charles César.

Declamando seus poemas o cordelista e presidente da Academia Alagoana de Literatura de Cordel Diógenes Pereira encerrou a solenidade.

TALENTOS DO CORDEL ALAGOANO

Uma obra coletiva de cordéis é como um arco-íris cultural, um compilado de temas diversos, com um único objetivo: multiplicar a poesia popular. Os cordelistas coautores com originalidade apresentam suas habilidades singulares, nutridos de inspiração, munidos de conhecimento, guiados pela bússola da poesia. Poetas e poetisas costuram palavras, pintam estrofes, desenham rimas, esculpem versos, fazem malabarismo com as letras e com maestria fazem tremular no topo do mastro a bandeira de um dos gêneros literários brasileiro mais belos e difíceis de escrever.

Nesse palco, em forma de livro, o leitor terá a oportunidade de apreciar cordéis em modalidades diferentes (sextilhas, setilhas e décimas), narrados em vários temas e enredos. São histórias reais e fictícias, relatos de experiências, críticas políticas, casos humorísticos, reflexões sociais, homenagens, evangelizações e etc.

Esta antologia, em forma de cardápio, apresenta aos leitores, cordelistas de várias cidades alagoanas entre elas: Água Branca, Anadia, Arapiraca, Boca da Mata, Cacimbinhas, Cajueiro, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Girau do Ponciano, Inhapi, Lagoa da Canoa, Maceió, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Olho D’Água do Casado, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Paulo Jacinto, Rio Largo, São José da Tapera, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira e Viçosa.

O evento foi transmitido ao vivo pelo Instagram e apresentamos a seguir a incorporação da gravação para ser revista por que não pode participar.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
plugins premium WordPress